Participe da Audiência
da LDO 2025
de 13 a 28 de março



Notícias

Ganhos Estratégicos

Realiza o cumprimento legal

Promove transparência

Possibilita a participação popular

Possibilita a identificação das demandas da população com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

Essa é uma oportunidade de contribuir para que o Orçamento do Estado seja elaborado de forma mais participativa e transparente!

Acompanhe nossos vídeos

Perguntas frequentes

O que são as audiências públicas?

Audiências Públicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e necessidades regionais.

Por que as audiências públicas são importantes?

Porque têm o objetivo de estimular a participação dos cidadãos paulistas e garantir maior transparência ao processo de elaboração das peças orçamentárias: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Como são feitas as audiências públicas online?

São realizadas em dois períodos ao longo do ano. O primeiro acontece quando da elaboração do projeto da LDO, de março a abril, todos os anos. O segundo período destina-se a subsidiar a elaboração da LOA, anualmente, e a elaboração o PPA, a cada quatro anos, entre maio e agosto. Nessas ocasiões, a população pode registrar suas demandas votando no endereço eletrônico www.audienciasdoorcamento.sp.gov.br

O que acontece após as audiências públicas?

Concluindo esse processo, os resultados das demandas levantadas são organizados na forma de relatórios e enviados aos órgãos competentes, para que os mesmos tomem conhecimento dessas demandas e se manifestem quanto à possibilidade de seu acolhimento aos processos de planejamento das respectivas Pastas.

Como posso ter acesso aos relatórios?

Visando garantir o máximo de transparência, esse conjunto de relatórios encontra-se disponibilizado para consulta pública no seguinte endereço eletrônico: http://planejamento.sp.gov.br.